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Objetivos

Atualizado em 19/11/14 09:35.

Objetivos do curso

 

Gerais

a) Qualificar, ao nível de pós-graduação lato sensu, educadores e formadores (formação inicial e continuada) que atuam ou que tenham interesse em atuar na educação infantil, enfim, capacitar profissionais que se dedicam à educação infantil e áreas afins, da cidade de Catalão e da região, através de estudos, pesquisas e ensino referentes a esta área;

b) Desenvolver o aprimoramento e aperfeiçoamento de atividades acadêmicas e profissionais na área de Educação Infantil.

 

Específicos

a) Propiciar aos alunos conhecimentos básicos referentes à Educação Infantil no Brasil e discutir a implementação de políticas educacionais para a educação Infantil

b) Desenvolver estudos sobre a pesquisa educacional no Brasil, as principais tendências teórico-metodologicas, avanços e perspectivas e, a pesquisa na área da Educação Infantil.

c) Conhecer e analisar os princípios que nortearam a constituição do sentimento da infância na modernidade, a gênese da pedagogia moderna e a institucionalização do atendimento escolar à infância e, as abordagens contemporâneas a respeito da infância.

d) Fornecer elementos para elaboração de uma concepção sobre a função social da Creche e pré-escola, bem como a reflexão daquelas que já estejam cristalizadas;

e) Favorecer o reconhecimento de coerências e contradições entre as posições teóricas assumidas e as estratégias e ações educativas a serem desenvolvidas nas creches e pré-escolas;

f) Desenvolver estudos acerca do papel da linguagem no desenvolvimento infantil e na constituição do sujeito, bem como dos processos de aquisição/desenvolvimento da linguagem oral e escrita.

g) Promover estudos acerca dos processos de aquisição da linguagem pelas crianças com necessidades educacionais especiais

h) Promover estudo e análise da construção das diferentes linguagens e suas implicações para as práticas educativas na educação infantil.

i) Criar espaços para discutir a arte e a literatura infantil enquanto expressões culturais e explorar a arte em suas várias formas de manifestação como meio de aproximar as áreas de conhecimento numa abordagem interdisciplinar.

j) Proporcionar ao aluno condições para identificar os principais aspectos das abordagens psicológicas ligadas ao brincar e suas implicações na constituição do sujeito e de analisar a relação do lúdico, o jogo/brincar e as práticas educativas atuais na Educação Infantil.

l) Analisar as práticas educativas, a organização pedagógica da educação infantil e os processos educativos envolvidos na organização do tempo e espaço da creche e pré-escola.

m) Propiciar aos alunos o estudo e análise de propostas curriculares, dos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil - RECNEI (Brasil-MEC) e as relações com as práticas educativas.

n) Proporcionar espaços de qualificação profissional mediante o exercício da reflexão, da socialização de experiências e da construção e re-significação de conhecimentos através do contato com instituições de educação infantil, mais especificamente com a organização pedagógica e as práticas educativas.

o) Possibilitar a elaboração, de acordo com o interesse e a necessidade do aluno, de um Trabalho Final, sob forma Projetos e Propostas para Educação Infantil e de Artigo ou Monografia que possibilitem contribuir com o conhecimento da experiência educacional de toda a região, bem como para seu aperfeiçoamento profissional.